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DNIT com a STE S.A. são finalistas do Prêmio Ser Humano 2015 da ABRH Brasil

“É com muita satisfação que comunicamos que o seu case “BR-448, Um novo caminho. Novas vidas. Mobilidade, Dignidade e Cidadania” foi considerado um dos FINALISTAS no Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2015, na modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social – Empresa.
Sabemos que este resultado é fruto de seu árduo trabalho e dedicação, e temos a honra de poder reconhecer empresas e profissionais dedicados a desenvolver práticas criativas e inovadoras que valorizam as pessoas dentro e fora das organizações”.

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Equipe subiu ao palco vestindo o "Colete azul", peça do vestuário que se consolidou como identidade do trabalho socioambiental junto a comunidade 

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BR-448 reduz emissões de CO2 em milhares de toneladas

Sabemos que o CO2, ou gás carbônico, é importante para a realização da fotossíntese das plantas, é liberado no processo de respiração dos seres humanos e também, na queima de combustíveis fósseis, como gasolina, diesel, querosene, carvão mineral e vegetal. O problema nesta liberação está na quantidade de gás carbônico na atmosfera, pois é um dos gases que ocasionam o efeito estufa, responsável pelo aquecimento global.

As maiores fontes de energia mundial são o carvão, o petróleo e o gás natural – chamados combustíveis fósseis. Neste panorama, o setor de transportes é o que mais contribui para a emissão destes gases na atmosfera, e por isso, o DNIT, por meio da Gestão Ambiental da BR-448, a Rodovia do Parque, inaugurada há mais de 1 ano, promoveu um estudo das emissões de gás carbônico em função da construção do empreendimento e o sistema rodoviário de sua influência.

A pesquisa integrou os segmentos da BR-116 e BR-386, num período de 20 anos (2014 a 2033) e os fatores considerados no estudo e seus efeitos sobre os cálculos são explicados pelo Coordenador do Setor de Meio Ambiente da STE S.A., Engenheiro Adriano Panazzolo. “Tendo como base de informações o Estudo de Tráfego do projeto de engenharia da BR-448 e artigos científicos relacionados ao tema, foi possível calcular as emissões de CO2 sem a implantação da Rodovia do Parque, considerando especificamente o efeito do trânsito lento e engarrafamentos,  que gerava o excedente de emissões em virtude dos veículos permanecerem por mais tempo na rodovia do que o projetado. A partir da construção da BR-448, o tráfego da região de influência apresenta hoje uma situação bastante satisfatória, comprovando os números obtidos no estudo.”, observa.

 

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Rodovia absorveu cerca de 40% do tráfego caótico que havia na BR-116

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Gestão Ambiental envolve mais de 400 alunos em contação de história

Desenvolver a criatividade e a imaginação através da contação de histórias têm sido um dos objetivos do DNIT, por meio da Gestão Ambiental no trabalho de educação ambiental com as escolas do entorno do empreendimento da BR-448.

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Alunos interagem com a história 

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